quinta-feira, 7 de agosto de 2008

INFORMAÇÃO


"Depois de tomar conhecimento do blog através dos seus alunos, de quem procurei saber como motivaria o meu filho a estudar, consultei o último sobre «Necessidade de Informações», bem como o anterior sobre «Desorientação» e procurei em algumas livrarias os livros mencionados nas respostas. No entanto, foi muito difícil encontrá-los «em exposição» ou com a «divulgação» necessária. Tive de me dirigir ao balcão e pedir que verificassem se tinham ou não esses livros à venda. Em três livrarias de Portimão, Lagos e Faro, não consegui encontrá-los. Disseram-me que iam pedi-los às editoras mas, passada uma semana ainda não os tinham.
Resolvi então adquiri-los através da
INTERNET e penso que vou fazer o mesmo com todos os outros que necessitar.
Talvez fosse conveniente dar o máximo de informação geral possível numa só página à qual as

pessoas possam aceder sem ter de aumentar a extensão de cada resposta neste blog.
Por fim, cá vai uma pergunta que muito me preocupa:
Como será possível ajudar o meu filho de 13 anos que não se interessa nada pelos estudos que está a prosseguir?
Aguardo ansiosamente a sua resposta.

Franklin dos Anjos. Faro."


Caro senhor Franklin dos Anjos.
Agradeço, em primeiro lugar, a opinião que me deu quanto à divulgação e exposição dos livros.
Quanto à sua pergunta, tenho de lhe dizer que vale a pena saber alguma coisa sobre a motivação para o sucesso (ver O HOMEM EM SOCIEDADE) e compreender que o sucesso só se «ganha honestamente» com bastante trabalho.
Para isso, pode consultar o livro COMO EDUCAR AS CRIANÇAS (JOANA...) para descobrir que até uma criança consegue modificar o comportamento da outra e que a aprendizagem para ultrapassar «engenhosamente» as dificuldades e as frustrações é importante.
Consulte outros livros sobre Psicologia Social e Psicopedagogia. Existe essa informação na bibliografia citada no fim de cada livro.Tenho entre mãos um novo livro EU NÃO SOU MALUCO em que descrevo o modo como o Júlio passou quase de «doente mental» a um homem de sucesso. Persistiu, foi aproveitando as oportunidades da melhor maneira possível e conseguiu atingir uma posição que não esperava mas que foi desejando aos poucos, à medida que foi ficando bem sucedido na vida.
O Júlio, leu os apontamentos policopiados preparados para os alunos de enfermagem, na época em que eu ainda não tinha publicado qualquer livro sobre modificação do comportamento.
 Agora, a Plátano publicou os 5 volumes de  COMO MODIFICAR O COMPORTAMENTO.
Espero que estas informações lhe sejam úteis.
Continue a consultar o blog para dar a sua colaboração e ajudar e melhorá-lo como fez com o mail que me enviou com as suas sugestões e pergunta.
Contudo, disponha sempre deste blog e divulgue-o se possível.
Desde já o informo, também, que penso melhorar a apresentação e a divulgação dos futuros livros, o que já começou, timidamente agora, com  o SAÚDE MENTAL sem psicopatologia da «dica» de página única para todas as informações necessárias.

Em 2018, já existe na colecção da Biblioterapia o 18º livro «PSICOTERAPIA… através de LIVROS…» (R), destinado a orientar os interessados para a leitura e consulta adequada de livros, desde que desejem enveredar por uma psicoterapia, acções de psicopedadogia, de interacção social ou de desenvolvimento pessoal, autonomamente ou com pouca ajuda de especialistas.



Consultou todos os links mencionados neste post?

Já leu os comentários? Visite-nos noFacebook.

Clique em BEM-VINDOS


Ver também os posts anteriores sobre BIBLIOTERAPIA
É aconselhável consultar o ÍNDICE REMISSIVO de cada livro editado em post individual.

Blogs relacionados:
TERAPIA ATRAVÉS DE LIVROS para a Biblioterapia

Para tirar o máximo proveito deste blog, consulte primeiro o post inicial “História do nosso Blog, sempre actualizada”, de Novembro de 2009 e escolha o assunto que mais lhe interessa. Depois, leia o post escolhido com todos os comentários que são feitos. Pode ser que descubra também algum assunto acerca do qual nunca tivesse pensado.


Para saber mais sobre este blog, clique aqui.


1 comentário:

Anónimo disse...

Gostei dos seus blogs actual e anterior que o meu sobrinho me apresentou há dias. Dei logo a indicação a um amiga minha da Baixa da Banheira que tem um filho que se mete na droga. Continue a dar as respostas como dava nas aulas do Hospital da Vila Franca de Xira quando os seus alunos, todos mais velhos do que o professor, faziam perguntas sobre assuntos da vida do dia-a-dia. Eu sou a Alice e ainda tenho guardados os apontamentos e textos de apoio que mandei encadernar.
Continue a dar apoio a quem o solicitar.
Bom êxito para o blog.