sábado, 10 de outubro de 2009

REEDUCAÇÃO DE DEFICIENTES

Fernanda Lima disse:
       “O meu filho, com 6 anos, apresenta dificuldades escolares e não sei o que fazer. Não consegue pronunciar muitas palavras e nem todas ficam bem pronunciadas. É irrequieto no seu comportamento e não consegue executar certos pedidos parecendo que não os entende. Uma vizinha disse que ele pode ser deficiente e aconselhou a ir a um psicólogo. O meu filho mais velho, de 16 anos, disse que eu vos podia perguntar o que fazer sem ter de pagar, porque as minhas dificuldades financeiras são grandes. Posso ter alguma ajuda?”
10 de Outubro de 2009 18:06


D. Fernanda Lima,
Acabei de ler o seu comentário, o qual prefiro a um e-mail, e vou tentar dar-lhe uma resposta rápida e resumida para satisfazer a sua provável dificuldade.
O conselho da sua vizinha de levar o seu filho a um psicólogo parece-me sensato e pelas poucas informações que a senhora me acabou de dar, julgo que ele não esteve em qualquer infantário. Se não, penso que já teria sido detectado qualquer défice que ele possa ter. Não era assim nos meus tempos, mas agora, quase todas as escolas anunciam que são acompanhadas por psicólogos.
Se o seu filho não esteve em qualquer infantário, como presumo, parece-me importante que a senhora saiba observá-lo com cuidado, quer para tomar as medidas que ache necessárias, quer para poder dar ao psicólogo as informações devidas para que a avaliação dele seja mais rápida e facilitada pelos esclarecimentos prestados. Além disso, mesmo que vá ser observado agora por um psicólogo, a sua acção em casa pode ser muito importante e facilitadora em todo o processo de reeducação, caso seja necessário.
Não consigo dar-lhe mais informações sem observar o seu filho, mas um dos meus antigos casos com crianças deficientes, apoiado em 1977, pode servir de guia como resposta ao seu pedido reforçado pelo seu filho mais velho.

Porém, como me parece que consulta os blogues, por si ou através do seu filho, aconselho a, antes de tudo, ver os meus posts:
Reforço do Comportamento Incompatível, de 20 de Agosto de 2008;
Dificuldades no Comportamento, de 20 de Agosto de 2008;
Modificação do Comportamento, de 26 de Agosto de 2008;
Dislexia, de 5 de Setembro de 2008;
O Valor do Reforço, de 16 de Janeiro de 2009.
Se quiser, pode também consultar o post A Pedagogia em Portugal, de 1 de Outubro de 2008.

Especificamente para a situação do seu filho, aconselho que leia, em primeiro lugar, com muito cuidado:
REEDUCAR COMO? (páginas 75 a 88), da Plátano Editora.
Em seguida, leia o resto desse livro ou releia-o e tire daí as suas conclusões a fim de poder observar melhor o seu filho, como se não fosse seu, tal como nós o fazemos.
Leia depois outros dois livros, também da Plátano:
SUCESSO ESCOLAR e
APOIO PSICOPEDAGÓGICO, a fim de poder descobrir se pode fazer algo para alterar a situação actual.
Se necessário, consulte também os 5 volumes de COMO MODIFICAR O COMPORTAMENTO, da Plátano.
Envolva o seu filho mais velho em todo este processo porque, sendo jovem e sensato, pode dar alguma ajuda substancial.
O rapaz do «caso» acima mencionado melhorou bastante quando teve a ajuda dos pais. Quando, ao fim de um ano do meu apoio, os pais «se esqueceram» de tomar parte na reeducação, esse rapaz piorou apesar de estar a frequentar uma escola especial. Agora, já adulto, fica sentado na varanda da sua casa a menear-se para frente e para trás.
Julgo que, por razões óbvias, não proponho a ajuda do seu marido.
Para a consulta dos livros, se ninguém lhos puder emprestar (por exemplo, Bibliotecas Municipais), pode socorrer-se das livrarias mais conhecidas ou, de preferência, utilizar a internet onde a Plátano tem a sua página. Cada livro, dos que indiquei, deve custar cerca de 10 euros ou menos. Uma primeira consulta não deve ficar por menos. Depois, terá os exames e as avaliações e, se necessária, a reeducação.
Dou-lhe estas informações, com urgência, porque me parece estar com certa pressa e surpreendida com a situação que não deseja ver prolongar-se por muito tempo. Por isso, garanto que a participação dos pais é extremamente importante. Leia com atenção o desfecho desse «caso». Se não tiver de consultar um psicólogo ou necessitar dele como apoio suplementar, vai ser extremamente económico em tempo e em finanças.
Fico aguardando notícias sobre o desenrolar dos acontecimentos.
Boa sorte.

Em 2018, já existe na colecção da Biblioterapia o 18º livro «PSICOTERAPIA… através de LIVROS…» (R), destinado a orientar os interessados para a leitura e consulta adequada de livros, desde que desejem enveredar por uma psicoterapia, acções de psicopedadogia, de interacção social e de desenvolvimento pessoal, autonomamente ou com pouca ajuda de especialistas.


Consultou todos os links mencionados neste post?

Já leu os comentários? Visite-nos noFacebook.

Clique em BEM-VINDOS

Ver também os posts anteriores sobre BIBLIOTERAPIA
É aconselhável consultar o ÍNDICE REMISSIVO de cada livro editado em post individual.

Blogs relacionados:
TERAPIA ATRAVÉS DE LIVROS para a Biblioterapia

Para tirar o máximo proveito deste blog, consulte primeiro o post inicial “História do nosso Blog, sempre actualizada”, de Novembro de 2009 e escolha o assunto que mais lhe interessa. Depois, leia o post escolhido com todos os comentários que são feitos. Pode ser que descubra também algum assunto acerca do qual nunca tivesse pensado.


Para saber mais sobre este blog, clique aqui.

6 comentários:

Fernanda Lima: disse...

Obrigada pela resposta rápida para calar a minha ansiedade.
Li-a bem, assim como todos os posts nela mencionados. Fiquei satisfeita, mas com uma responsabilidade ainda maior do que aquela que já tinha.
Se não é «adivinho» como descobriu que me tinha separado do marido há dois anos? Porque me aconselhou a ler o post em que houve um caso semelhante?
Estou seriamente embaraçada e acho que grande parte da culpa é minha e que muita coisa começou há mais de dois anos. A criança, que tinha infantário, saiu de lá quando os dinheiros começaram a faltar em casa por ausência do marido e magreza da pensão de alimentos, que foi mais canalizada para os estudos do filho mais velho.
Vou fazer os possíveis por adquirir os livros e o meu filho já se dispôs a ajudar nisso como me tem apoiado sempre na internet. Só depois vou à consulta, se for imprescindível. Não vou fazer mais comentários mas escreverei uma carta e enviá-la-ei por fax assim que houver qualquer evolução da situação.
O meu filho ficou satisfeitíssimo com a resposta e prometeu ajudar em tudo o que puder já que os estudos dele foram a minha preocupação e o atraso do outro pode ter sido a consequência disso.

Fernanda Lima disse...

Deixe-me descodificar, em parte, a minha situação. Eu tenho o 12º ano e não continuei os estudos por não ter dinheiro, e para me casar. A minha vizinha é mãe do único rapaz a quem ainda dou explicações de matemática. Os outros três prescindiram devido à crise. Sabendo da sua resposta ao meu pedido, neste post, bem como das minhas dificuldades financeiras e com o filho mais novo, essa vizinha leu o post e foi adquirir, para ela, os livros na FNAC ou Bertrand. Comprou também «SUCESSO NA VIDA! Por Que Não?», com o qual ficou para ler enquanto me emprestou os outros sete para os consultar. Deixou-me a possibilidade de eu ler o outro depois de tomar nota daquilo que me interessa nos restantes.
Eu tive de começar a dar explicações logo depois do afastamento do meu marido. Agora, depois da dar uma rápida vista de olhos pelos livros sobre a modificação do comportamento, comecei a ler o do sucesso escolar e a «dar explicações» ao meu filho que parece estar a ficar mais atento ao que lhe digo. Vou ver o resultado desta minha mudança de atitude e enviarei, por fax, o relato de todo o desenrolar dos acontecimentos.
Além disso, consultando os restantes posts interessou-me bastante o conteúdo do SER PERSEVERANTE!, de 21 de Junho. O livro Acredita em Ti. Sê Perseverante! já está publicado? Gostava tanto de o ler!
Obrigada por tudo. Aguarde o meu fax. Felicidades e bom trabalho.

Mário de Noronha disse...

D. Fernanda Lima,
Fico a aguardar as suas notícias e vou ver o que posso fazer acerca de «ACREDITA EM TI. SÊ PERSEVERANTE!» Hoje em dia, é difícil descobrir editoras sérias, pelo menos as que paguem os direitos de autor aos «pequenos» autores.
Cumprimentos e Boa Sorte.
Mário de Noronha

Fernanda Lima disse...

Segui os seus conselhos e verifiquei que a necessidade de maior apoio era para mim.
Estou a aprender a fazer o relaxamento e já descobri que existem ligeiras mudanças, para melhor, no meu filho.
Obrigada.
Mas quando é que publica o livro do Antunes? Deixe-me saber.

Fernanda Lima disse...

Vou muitas vezes a este post para saber quando vai publicar o novo livro. Qualquer dia faço um comentário no seu novo endereço.
O meu filho está melhor. Obrigada.
Fernanda Lima

Mário de Noronha disse...

D. Fernanda Lima.
Só hoje, quando entrei neste blog, dei com o seu comentário de 23 Nov e mais um que tinham de ser «moderados». Quase que esbarrei neles. É por isso que me interessa fazer uso da moderação. Senão, poderiam ter passado despercebidos.
Parabéns pelas melhoras do seu filho. Continue assim.
O meu livro deve ser publicado dentro de um ou dois meses porque já o entreguei para edição.
Deve custar 15 euros. Logo que estiver pronto posso deixá-lo no consultório em Mem Martins.
Darei mais notícias no novo endereço «wordpress»
Mário de Noronha